segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bosco Verticale - Floresta Vertical, Construção Sustentável


O arquiteto Stefano Boeli é o responsável por um projeto inovador que está sendo construído no centro da cidade de Milão, na Itália.

Bosco Verticale, construção verde no centro de Milão, na Itália.

Da necessidade de colocar mais vegetação no centro da cidade surgiu a ideia de dois prédios que possuem uma floresta vertical. Deste modo ele pretende combater o problema da poluição no centro da cidade, sem alterar a disposição do centro urbano.

Os prédios podem ser usados como residências, colocando a vegetação apenas na área das varandas. A altura dos prédios será de 110m e de 76m. No total serão 900 árvores, além de arbustos e plantas menores.

A vegetação será disposta apenas na área da varanda.

O Bosco Verticale é um sistema que recupera e produz energia, ajudando na criação de um microclima e na filtragem das partículas de pó existentes no ambiente urbano. A diversidade das plantas e suas características produzem umidade, absorvem CO2 e partículas de pó, produzindo oxigénio e protegendo das radiações e da poluição acústica, melhorando a qualidade de vida dos espaços e poupando energia.

Bosco Verticale, construção verde melhorando a qualidade de vida.

A rega da vegetação será feita filtrando e reutilizando águas do próprio edifício. Sistemas de energia fotovoltaica vão contribuir para o aumento do grau de auto-suficiência energética dos dois prédios. A manutenção e gestão da vegetação do Bosco Verticale será feita por uma empresa especializada.

Veja as fotos da obra:


Construção sustentável na Itália, o Bosco Verticale (Floresta Vertical).

Veranda do Bosco Verticale, onde serão plantadas as "florestas".

Bosco Verticale, em Milão, na Itália.

Links Referência: